Em relação ao treino com clicker, o canal Kikopup no YouTube tem um
bom vídeo introdutório.
Para começar, parece que Loki está um pouco ansioso. Estou a adivinhar que é uma combinação de temperamento inerente mais os maus-tratos que ele sofreu durante a sua infância.
A razão pela qual eu estava a perguntar sobre como lidou com a guarda de recursos é que a ansiedade pode aumentar as tendências naturais de um cão para guardar as suas coisas. Um grande erro que as pessoas cometem ao lidar com a guarda de recursos é brincar com a mente do cão. Eles entram e tiram as coisas do cão para provar algum tipo de ponto. Talvez o ponto seja que os cães devem submeter-se a ter as suas coisas tiradas. Talvez o ponto seja mostrar ao cão que os humanos vão devolver as coisas. Seja qual for o ponto do jogo mental, o que o cão leva é um medo perpétuo de que ele vai perder as suas coisas. Isso torna o cão mais ansioso. Também pode tornar o cão mais propenso a ficar estranho e possessivo sobre coisas que normalmente não deveriam importar para os cães, como lenços de papel usados ou recibos de supermercado amassados. Parece que você escapou por pouco com Loki. As suas tendências de guarda de recursos não eram tão más que ele foi empurrado para este tipo extremo de guarda de recursos. Antes de fazer qualquer trabalho adicional com a guarda de recursos, incluindo tentar ensiná-lo ao comando Deixe Estar, eu sugeriria ler um livro chamado
Mine! de Jean Donaldson. Enquanto isso, basta configurar uma zona segura onde ele possa comer em paz e ninguém o incomode.
Em relação às suas explosões de latidos e investidas, isso soa como uma mistura de nervosismo e frustração. Ele pode estar nervoso por conhecer outros cães e pessoas. Ao mesmo tempo, ele pode realmente querer a interação. Então, ele está nervoso e possivelmente em conflito. Infelizmente, as pessoas tendem a concentrar-se nos sintomas, nos latidos e na postura, em vez da perturbação emocional subjacente do cão. Especialmente porque ele foi espancado tanto quando era filhote, ele provavelmente ainda não confia no seu tratador para ser um protetor. Eu tomaria uma abordagem de duas pontas para isso. Uma é trabalhar na mudança dos seus sentimentos sobre outros cães e pessoas. A outra é ensiná-lo uma tarefa que ele pode realizar quando você precisa que ele esteja calmo.
Uma tangente aqui. No treino, existe algo chamado os três D's: Distância, Distração, Duração. Eu presumo que Loki consegue manter-se junto quando ele vê um cão a andar calmamente a um quarto de milha de distância por três segundos. Todos os três D's são favoráveis nesse cenário: o cão está longe, o cão não está a fazer nada de interessante, e o cão desaparece da vista antes que Loki possa ficar agitado. Sempre que você aumenta a dificuldade de um dos D's, é provável que você precise diminuir a dificuldade de pelo menos um dos outros.
Há também algo chamado acumulação de gatilhos. O que isso significa é que o stress acumula-se cada vez que um cão é exposto a um gatilho. É realmente biológico; coisas como cortisol e adrenalina são secretadas em resposta ao gatilho. Estes hormônios demoram um pouco para dissipar, horas ou mesmo dias. Então, talvez Loki veja um cão estranho de manhã. Ele enrijece, mas não reage. Então ele vê um segundo cão estranho. Desta vez, ele tem uma explosão de gritos. O segundo cão não fez nada de diferente do primeiro cão. A diferença está em Loki; ele viu o segundo cão quando ele já estava à flor da pele com o primeiro cão. E, tendo tido a explosão de gritos, ele pode ficar tenso pelo resto do dia ou mesmo até o dia seguinte. São as hormonas do stress a mexer com o seu cérebro. Ele não pode evitar.
Voltando aos latidos e investidas. Enquanto você está a trabalhar nisso, tente evitar colocá-lo em situações em que ele está a ensaiar a postura agressiva. Comece por descobrir aproximadamente a que distância o outro cão ou pessoa pode estar antes que Loki comece a reagir. É muito provável que um cão a ladrar ou uma criança a gritar e a correr (alta distração) precise estar mais longe do que um cão ou humano calmo. Ele pode precisar de mais distância se já foi exposto a outro gatilho naquele dia. Faça o seu melhor para manter os gatilhos fora da zona de reação de Loki. Isso pode significar que você se vira e anda por uma rota diferente. Se ele já lidou com muitos gatilhos, especialmente se ele teve uma explosão, pode significar que você desiste da caminhada e apenas fareja no seu próprio quintal.
Em casa, e depois em passeios, ensine-lhe alguns jogos que ele pode jogar com você. Eu sou um grande fã de ensinar o Toque. Uma vez que ele domina os fundamentos do Toque, você pode então usá-lo para movê-lo para posições em torno do seu corpo. Você pode ensiná-lo a vir para o seu calcanhar esquerdo, para o seu calcanhar direito, para ficar atrás de você e para ficar de frente para você. É uma ótima maneira de obter algum treino com clicker divertido.
Uma vez que ele está um pouco sólido em Toque, Calcanhar, Atrás e Face em casa, tente ir a um parque ou algum lugar onde você verá pessoas ou cães à distância. Quando você o vir a olhar, antes que ele se enrijeça e muito antes que ele comece a ladrar, sussurre o nome dele e dê-lhe um petisco. Ele provavelmente vai comer o seu petisco e começar a olhar para o Grande Assustador novamente. Esperemos que ele olhe para você. No momento em que ele o faz, dê-lhe outro petisco. Apenas sente-se lá a observar as coisas e a dar-lhe petiscos enquanto ele permanece quieto. Você está quieto e calmo, o Grande Assustador não está a fazer nada de estranho, é apenas um dia agradável no parque com muitos petiscos. Se ele começar a enrijecer, peça um Toque. Então peça-lhe para se mover para o lado do seu corpo oposto ao Grande Assustador. Você está agora a bloquear o corpo dele do Grande Assustador. Isso deve tirar um pouco da pressão dele. Ele não precisa se preocupar em se defender, porque você está a lidar com as coisas. Se ele ainda estiver nervoso, recusando-se a comer petiscos ou a vocalizar, guarde os petiscos e diga-lhe Vamos. Afaste-se do Grande Assustador até que ele se sinta seguro novamente.